quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Youtube Electric Demonstration: O recorde de distância com uma só carga

Em julho, descobri um video de uma equipa que na Califórnia desmontou um BMW Série 5 e o converteu num banco de ensaios para carros elétricos. E logo na sua primeira grande demonstração andou cerca de 1200 quilómetros com uma só carga, o que foi (quase) um recorde mundial, mas fez mais longe do que um Tesla Model S, por exemplo.

O carro, que faz parte do projeto Phoenix, é uma demonstração de que, caso tenha as habilidades para isso, poderá montar o seu próprio carro elétrico - um DYI, Do it Yourself - e ter uma carga razoável para o dia-a-dia.

Esta semana, eles voltaram à carga com uma ideia: bater o recorde de maior distância com uma só carga. Para isso foram a Fontana, na California, e conseguiram graças ao "hypermiling" (condução cuidadosa, dito isto de forma simples) para levar o carro o mais longe possível. O objetivo deles era de 1200 milhas (1920 quilómetros) mas conseguiram apenas 994,5 milhas, quase 1600 quilómetros. Mesmo assim, suficiente para entrar no Livro dos Recordes do Guinness na categoria automóvel, mas insuficiente para bater o recorde absoluto feito pelo Proterra Bus, que fez 1100 milhas (1760 quilómetros), alcançados no mês passado.

Assim sendo, mostro-vos o video da demonstração. E a tecnologia vai avançando, batendo recordes... 

Sem comentários: