sábado, 21 de outubro de 2017

Formula 1 2017 - Ronda 17, Estados Unidos (Qualificação)

No Texas, tudo é grande... excepto em Austin, onde as coisas podem ser estranhas. Contudo, eles abraçam essa estranheza e fazem dela sua, afirmando "keep it weird!" (mantenham-se excêntricos!). Começo por falar essa estranheza por duas coisas. Primeiro, porque esta sessão de qualificação acontecerá bem mais tarde do que o habitual à conta de... concertos musicais. Vai acontecer quase ao por do sol outonal nas vastas planícies texanas, depois da hora do jantar na Europa.

A segunda estranheza foi a troca de pilotos da Toro Rosso. Ainda se lembram porquê Pierre Gasly teve de faltar a corrida texana? Porque participa na SuperFormula japonesa, que tinha uma jornada dupla em Suzuka, e que tinha meio ponto de diferença para o primeiro classificado. Pois bem... essas corridas não aconteceram porque está um tufão na zona! E Gasly não só não vence o campeonato, como também vê Brendan Hartley no seu lugar, para correr esta prova. Do qual largará em último porque sofreu uma penalização de 25 lugares para uma troca completa de motor e caixa de velocidades. Logo, o último lugar da grelha é todo dele.

Esta tarde, outra contrariedade: a Red Bull teve de trocar o motor a Max Verstappen, custando-lhe 15 lugares na grelha. 

Com o começo da Q1, a maior parte dos pilotos andavam com os ultra-moles, com a excepção dos Mercedes, que decidiram andar com os supermoles. Valtteri Bottas foi o melhor, com 1.35,309, com esses pneus laranjas. Os Ferrari também andavam com os pneus vermelhos, e era Kimi Raikkonen a ser melhor do que Sebastian Vettel, apenas sexto, e na frente de... Hamilton!

Depois, Max Verstappen fez 1.34,899, e logo a seguir Hamilton fez 1.34,822, no mesmo momento em que Romain Grosjean apanhou um enorme susto quando Lance Stroll apareceu na sua frente muito, mas muito lentamente. Felizmente, não houve colisão, mas os comissários foram investigar o que se passou.

No final da Q1, entre os eliminados ficaram os Sauber, o Toro Rosso de Brendan Hartley, o Haas de Kevin Magnussen e o Williams de Lance Stroll. E na frente, entre os pilotos do costume, destaca-se o quinto posto de Sainz Jr., no seu Renault.

A Q2 começa com os Mercedes a fazer os dois primeiros lugares da grelha, sendo logo os primeiros a marcar tempo, com o inglês a fazer 1.33,560, recorde da pista. Os seus tempos ficaram a... um mar da concorrência, com Vettel a conseguir o quinto melhor tempo, a 1,1 segundos de Hamilton, mas a correr com os pneus vermelhos, os super-soft.

A última parte não colocou muitas surpresas, porque de uma forma, pilotos como Nico Hulkenberg nem sequer entraram na pista por causa das penalizações que teriam de enfrentar. No final, Felipe Massa, Daniil Kvyat, Romain Grosjean e Stoffel Vandoorne acompanharam-no ente os que não passaram para o corte final.

E claro, Mercedes, Ferrari, Red Bull, Force India, o Renault de Carlos Sainz Jr. e o McLaren de Fernando Alonso entraram na parte final da qualificação.

Na parte final, todos já tinham a certeza de que Lewis Hamilton iria ser o piloto mais veloz nesta qualificação, logo, o favorito à pole-position. Ele logo marcou 1.33,108, seguido por Bottas, a quase meio segundo do seu companheiro de equipa, enquanto que os Ferrari, com Raikkonen na frente de Vettel, ficavam na segunda fila, mas a mais de sete décimos da pole-position, quase inalcansável.

No final, Hamilton manteve a pole-position, mas o seu companheiro de equipa não ajudou os Flechas de Prata para monopolizarem a primeira fila da grelha de partida, pois Sebastian Vettel conseguiu dividir os carros alemães, fazendo um tempo 239 centésimos mais lento do que o britânico. Daniel Ricciardo foi o quarto, na frente de Kimi Raikkonen. Max acabou na sexta posição, na frente de Esteban Ocon, Carlos Sainz Jr, Fernando Alonso e Sergio Perez.

Feliz da vida, Hamilton quererá certamente aumentar os pontos amanhã para poder escolher o lugar onde comemorar o seu quarto título mundial, enquanto bate recordes atrás de recordes na Formula 1. E numa pista onde o seu carro é melhor, é altamente provavel que possa dar um passo rumo ao tetracampeonato. Veremos. 

sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Noticias: Formula E vai ser transmitida na Eurosport

A Formula E assinou um acordo com a Eurosport para transmitir na integra as três próximas temporadas da competição, a partir da temporada 2017-18, anunciou esta manhã o canal pan-europeu de desporto. O contrato já existia, mas apenas para alguns países como a Alemanha, a Escandinávia e a Polónia, mas agora passou a ser extensível para toda a Europa.

"A extensão da parceria com o Eurosport e a Discovery, bem como a expansão da nossa emissão e alcance digital na Europa, são noticias fantásticas. A Europa é um mercado crucial para o crescimento de popularidade da Fórmula E e para o aumento da procura de veículos elétricos”, começou por dizer Alejandro Agag.

Como casa dos Jogos Olímpicos na Europa, o Eurosport e a Discovery estão perfeitamente posicionados para contar as histórias únicas das corridas e dos seus protagonistas – os centros de cidade inspiradores, equipas e construtores de renome, bem como as figuras ao volante que lutam pelo titulo de campeão”, concluiu.

Com esta abordagem única, totalmente inovadora, queremos experimentar novas coisas para aproximar ainda mais os fãs apaixonados dos desportos motorizados, uma vez que existe uma grande simetria entre os valores da Fórmula E e os do Eurosport”, começou por dizer o CEO da Eurosport, Peter Hutton.

Por termos emitido as duas últimas temporadas do Campeonato no Eurosport, tivemos um papel importante na promoção e crescimento deste desporto. Particularmente, tendo em conta a ampla cobertura de desportos motorizados na Europa. Estamos entusiasmados por desempenhar o papel de promoção deste desporto e queremos chegar a cada vez mais pessoas, para que estas possam ver a temporada 2017-2018 de Fórmula E nos ecrãs do Eurosport”, concluiu.

Jonathan Davies, o diretor da Discovery Networks International e da Eurosport, falou sobre o crescimento da popularidade da competição: “A Fórmula E está a crescer em termos de popularidade e marca uma nova geração de desportos motorizados, pioneira em termos de tecnologia emergente. Como principal emissor da Fórmula E na Europa, o Eurosport oferece às marcas uma oportunidade única de associação a este desporto inovador e fazer parte desta experiência junto com milhões de fãs nos ecrãs de televisão, no digital e nas redes sociais”, comentou.

António Félix da Costa, o piloto português na competição, mostrou o seu entusiasmo por esta parceria. “É uma boa notícia para mim e para todos os portugueses que passam assim a poder ver a Formula E em canal aberto e logo num canal de referência e com tanta força como o Eurosport", começou por dizer. 

"Penso que a Fórmula E está no caminho certo em termos de tecnologia e mobilidade elétrica, além de termos cada vez mais marcas a quererem estar presentes no campeonato. Isso mostra que o trabalho da organização tem sido bem feito, transmitindo ao público os seus valores de uma forma perfeita, juntando-se ainda um nível competitivo e de pilotos muito elevado que torna as corridas num grande espetáculo. Este acordo com o Eurosport vai dar ainda mais força à Fórmula E!”, concluiu o piloto português.

A primeira corrida da nova temporada acontecerá no fim de semana de 2 e 3 de dezembro, em Hong Kong, num calendário que terá 15 corridas em 11 cidades um pouco por todo o mundo.

Youtube Formula 1 Classic: Algumas das melhores largadas

Largar bem é fundamental para estar o mais à frente possível, e ao longo da história vi excelentes largadas. Pilotos como Gilles Villeneuve tinham fama de largar muito bem e cavalgar posições, tal como Jean Alesi, Ayrton Senna e mais recentemente, Fernando Alonso.

Assim sendo, ontem o Antti Kalhola largou o seu mais recente video, onde contabiliza trinta largadas ao longo da história da Formula 1 onde os pilotos claramente pularam várias posições dos lugares onde partiram de inicio. E algumas dessas melhores largadas aconteceram do fundo do pelotão.

Para ele, a sua melhor largada de sempre pode parecer uma surpresa, mas para mim a mais espectacular de todas foi a que ficou em quarto lugar. Não tanto o quanto é que ganhou, mas por ter conseguido enfiar uma agulha num palheiro... 

quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Noticias: Alonso fica na McLaren

A McLaren anunciou esta tarde em Austin que Fernando Alonso fica por mais uma temporada na equipa de Woking. O piloto de 36 anos vai andar na equipa que terá motores Renault em 2018, depois de três temporadas com os Honda.

É fantástico poder continuar na McLaren, sempre foi onde o meu coração me disse para estar, sinto-me em casa aqui. É uma equipa fantástica, cheia de pessoas incríveis, há uma atmosfera calorosa e amigável que nunca tive em nenhum outro lado. Estou muito contente por correr aqui. Também importante, a McLaren tem os recursos financeiros e técnicos para regressar rapidamente à luta pelas vitórias e campeonatos. Os últimos anos não têm sido fáceis, mas não nos esquecemos como se vence e acredito que podemos voltar a fazê-lo rapidamente”, comentou no comunicado oficial da marca.

"Estou muito feliz por poder confirmar que o Fernando vai seguir connosco. Ele tem sido uma pessoa fantástica para a equipa nos últimos três anos, tem um talento incrível e tem sido um dos pilotos mais aplicados dos últimos tempos. Sempre nos fez sentido manter a relação", disse Zak Brown, o chefe de equipa. 

"Com o Fernando, você realmente não tem como pedir algum piloto melhor. Ele é o cara ideal para te trazer o resultado na tarde de domingo. Ele sempre me deixou claro que ama esta equipe e que queria ficar. O anúncio de hoje prova que ele está totalmente focado e com a meta de ser um dos grandes da McLaren, deixando para trás suas frustrações dos últimos anos", completou o diretor técnico Éric Boullier.

O facto de ficar na McLaren depois de três temporadas infernais só demonstra que o piloto espanhol está a querer dar uma última chance à equipa, pois por ali, Alonso só conseguiu 75 pontos e duas voltas mais rápidas. E o seu melhor resultado foi três quintos lugares. Quanto aos detalhes do contrato, ainda não se sabe, mas na semana passada, falou-se que a McLaren poderia pagar 40 milhões de dólares, para além da liberdade de correr por outras competições como as 24 horas de Daytona e as 24 Horas de Le Mans.

Volkswagen volta a Pikes Peak... num carro elétrico

A Volkswagen decidiu que iria atacar o Pikes Peak no futuro com um carro elétrico. O anuncio deste projeto foi feito esta tarde pela marca, e a ideia é construir um modelo para estar pronto na edição de 2018, com o objetivo de bater o recorde da subida para um carro elétrico. 

Sven Smeets, o diretor desportivo da Volkswagen, afirmou: "A corrida no Pikes Peak é um novo começo para nós. Estamos desenvolvendo um veículo de corrida totalmente elétrico pela primeira vez. O projeto também é um marco importante na nossa nova orientação para automobilismo", disse em declarações captadas pela Autosport britânica.

Dr. Frank Welsch, o membro do conselho responsável pela pesquisa e desenvolvimento, afirmou: "O Pikes Peak é uma das corridas de automóveis mais famosas do mundo. Isso representa um enorme desafio e, portanto, é ideal para provar as capacidades das próximas tecnologias. Nosso carro de corrida elétrico estará equipado com tecnologia inovadora de bateria e acionamento."

"Este teste extremo que é o Pikes Peak vai nos dar importantes descobertas que irão beneficiar o desenvolvimento futuro, e mostrará nossos produtos e suas tecnologias", concluiu.

Este desafio do Pikes Peak acontece numa altura em que o departamento de competição está ainda a lamber as feridas da sua retirada apressada do WRC após o "Dieselgate", e com isso, a marca alemã teve de construir um novo programa de desenvolvimento de automóveis eletricos para a próxima década, onde tem o objetivo de dar ao público até 23 novos modelos.

Youtube Automobile Teaser: Hennessey Venom F5, o anti-Bugatti

A Hennessey é uma preparadora americana que pretende fazer os carros de produção mais velozes do mundo. Fizeram o Venom GT, um super-desportivo com um chassis baseado no Lotus Elise, e agora andam desde 2014 a construir o Venom F5, basicamente com o nome de um furacão na sua máxima força.

O motor será um V8 twin-turbo de 1500 cavalos de potência, e eles pretendem que ande a uma velocidade de 300 milhas por hora. Isso em termos de Resto do Mundo é... 480 km/hora. O carro será apresentado no SEMA Auto Show de Las Vegas, a 1 de novembro. E o carro poderá ser 500 quilos mais leve do que o Bugatti Chiron, que atualmente atinge os 400 km/hora, mas ainda não foi devidamente testado em termos de velocidade. 

"Acho que 290 milhas por hora é algo plausível", disse John Hennessey à Top Gear britânica. São cerca de 468 km/hora.

O carro foi construido em CFD, e para isso foi constituída uma divisão especial para isso, a Hennessey Special Vehicules (HSV). 

Eis o "teaser" para a apresentação do veículo real.

Formula E: Apresentado circuito de Roma

O desenho do circuito de Roma foi esta manhã apresentado ao público. A pista da capital italiana, que vai receber a competição de carros elétricos a 14 de abril, vai ser desenhada na zona da EUR e terá 1,770 milhas (2648 metros), num total de 17 curvas. Alejandro Agag espera que o circuito seja "desafiante para todos os pilotos".

"Hoje finalmente conseguimos determinar as condições certas para trazer este grande espectáculo de carros elétricos no circuito EUR da cidade... é uma satisfação pessoal e um resultado do trabalho de equipa", afirmou Roberto Diacetti, o diretor da EUR Spa.

A prova romana será a sétima do campeonato e a primeira em terras europeias, um mês depois da prova de São Paulo, também uma estreia na competição elétrica.


Youtube Electric Demonstration: O recorde de distância com uma só carga

Em julho, descobri um video de uma equipa que na Califórnia desmontou um BMW Série 5 e o converteu num banco de ensaios para carros elétricos. E logo na sua primeira grande demonstração andou cerca de 1200 quilómetros com uma só carga, o que foi (quase) um recorde mundial, mas fez mais longe do que um Tesla Model S, por exemplo.

O carro, que faz parte do projeto Phoenix, é uma demonstração de que, caso tenha as habilidades para isso, poderá montar o seu próprio carro elétrico - um DYI, Do it Yourself - e ter uma carga razoável para o dia-a-dia.

Esta semana, eles voltaram à carga com uma ideia: bater o recorde de maior distância com uma só carga. Para isso foram a Fontana, na California, e conseguiram graças ao "hypermiling" (condução cuidadosa, dito isto de forma simples) para levar o carro o mais longe possível. O objetivo deles era de 1200 milhas (1920 quilómetros) mas conseguiram apenas 994,5 milhas, quase 1600 quilómetros. Mesmo assim, suficiente para entrar no Livro dos Recordes do Guinness na categoria automóvel, mas insuficiente para bater o recorde absoluto feito pelo Proterra Bus, que fez 1100 milhas (1760 quilómetros), alcançados no mês passado.

Assim sendo, mostro-vos o video da demonstração. E a tecnologia vai avançando, batendo recordes... 

Youtube Formula 1 Demonstration: O Brabham BT52 Turbo em Portimão


No fim de semana em que a European Le Mans Series encerra as suas atividades no Autódromo do Algarve, soube-se que irá haver uma demonstração do Brabham BT52 BMW Turbo de 1983, que foi guiado por Nelson Piquet para o seu segundo título mundial. 

Já passou algum tempo desde que um Formula 1 andou a fazer voltas de demonstração numa prova de automóveis, e quase 35 anos depois do título mundial, é a oportunidade de ver esta máquina em ação, cujo motor BMW de quatro cilindros em linha era capaz de debitar 750 cavalos.

O piloto? Pedro Piquet, filho mais novo de Nelson e atualmente a competir na Formula 3. Contudo, neste video, gravado anteriormente, no circuito de Nurburgring, é o suíço Marc Surer (piloto da Brabham em 1985) que guia o carro.

quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Os planos futuros da Porsche e Mercedes na Formula E

Que a Mercedes vai entrar na Formula E no final da década, é algo do qual está mais do que conformado. Aliás, eles e a Porsche irão estar presentes na temporada de 2019-20, quando os carros terão de ter baterias que durem toda uma corrida, mas rumores vindos da Alemanha afirmam que a a marca das três pontas poderá tentar a sua sorte um ano antes, através da HWA, uma das equipas satélites da marca no DTM. Um pouco à semelhança daquilo que fez a Abt com a Audi até agora.

Segundo conta o site e-racing365.com, a equipa pensa em pedir uma vaga para a 11ª equipa na próxima temporada, como uma exploração para a entrada oficial na temporada seguinte. Eles usariam um "powertrain" vindo da ZF ou da Mahindra, antes de usarem os feitos pela casa de Estugarda na temporada seguinte. E ideia, que começou a ser desenvolvida depois de uma visita dos seus responsáveis ao ePrix de nova Iorque, é de ser um banco de ensaio para a entrada oficial.

Uma segunda opção seria o de ficar com as operações da Venturi, mas apesar de algumas conversações nesse sentido, a hipótese já foi descartada. Mas também há conversações com a Mahindra marcadas nas semanas seguintes, para discutir, pelo menos, uma colaboração técnica.

Quanto à possibilidade de pilotos, são vários os nomes que estão a ser considerados, mas ainda é muito cedo para definir quem ficará com os dois lugares que se disponibilizarão. Ainda por cima,  só em meados de 2018 é que abrirão as vagas para a 11ª equipa (ou mais).

Quanto à Porsche, o mesmo site falava há uns dias que a ideia deles é aliar-se à Dragon para mais tarde fazer uma aquisição semelhante à aquela que a Audi fez com a Abt. Engenheiros da marca estiveram em Valencia para os testes da marca no circuito Ricardo Tormo, também para estar perto de Neel Jani, o suíço que, como é sabido, está na equipa oficial de marca no Mundial de Endurance.

Apesar de tudo, Andreas Seidl, o diretor de equipa da marca na Endurance, disse que o negócio está longe de estar concluído.

"Estamos a olhar para o momento em que faz sentido para nós, mas é muito cedo para saber, porque precisamos primeiro de ter uma idéia clara do que é a Fórmula E, de quando queremos começar a testar, quais pilotos serão escolhidos. Até lá, não temos pressa", disse ele.

"Precisamos de mais conhecimento interno sobre quantas pessoas você precisa na sede, para o desenvolvimento e tudo o resto. Porque algumas equipes parecem ser pequenas, mas junto com os fornecedores, eles têm muitas mais pessoas [do que pensa] e usam os recursos de outro lugar. É aqui que temos que resolver isso", concluiu.

WRC: Tanak vai para a Toyota em 2018

A Toyota anunciou esta manhã que o estónio Ott Tanak será piloto da marca na temporada de 2018, fazendo equipa com os finlandeses Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi. O piloto - que cumpriu recentemente o seu 30º aniversário - estava na Ford desde 2012, onde conseguiu a sua primeira vitória no Rali da Sardenha deste ano.

Estamos encantados com esta contratação, para nós é a mistura perfeita de juventude e experiência. Já estávamos de olho nele há muito tempo”, disse Tommi Makkinen, o chefe da Toyota.

Malcom Wilson, da M-Sport, agradeceu a Tanak os seus serviços na sua equipa:  “É com o coração pesado que a equipa diz adeus ao Ott [Tanak] e ao Martin [Järveoja, seu navegador] que têm sido boa parte do nosso sucesso este ano. Não há piloto em quem tenha depositado mais fé, e dado tantas chances, mas sempre lhe vi potencial. Nunca tive dúvidas da sua velocidade, isso vi logo no primeiro momento e nestes últimos anos ele evoluiu e é agora um piloto completo. Vencedor de ralis e potencial candidato ao título. Não é fácil dizer adeus, mas desejamos-lhes o melhor para o futuro”, disse.

Tamak chegou aos ralis em 2009, com um Subaru Impreza e foi logo notado por Markko Martin,  seu compatriota, que o recomendou a Wilson. Depressa lhe deram um programa de desenvolvimento, na M-Sport e em 2011, ele estreou-se com o Ford Fiesta S2000, competindo no SWRC, o campeonato do mundo para os S2000, vencendo o título e conseguindo 15 pontos no campeonato. Em 2012 andou num Ford WRC, conseguindo o oitavo lugar no campeonato, com 52 pontos e um pódio na Sardenha, mas a sua temporada teve altos e baixos e acabou por ser dispensado pela equipa em 2013.

Depois de uma temporada no campeonato estónio de ralis, sendo vice-campeão, voltou ao WRC em 2014 guiando um Fiesta R5 da DMACK, sendo sexto classificado no WRC2, para além de um quinto lugar no Rali da Suécia, com um Fiesta WRC, mais do que suficiente para que Wilson lhe desse uma segunda chance. Em 2015, fez uma temporada a tempo inteiro, onde alcançou um terceiro lugar na Polónia e repetiu o feito em 2016, desta vez num carro apoiado pela DMACK, melhorando paulatinamente as suas performances, até 2017, onde já venceu dois ralis este ano: Itália e Alemanha.

Atualmente, Tanak é segundo classificado, com 161 pontos, não muito longe de Sebastien Ogier, o atual líder do campeonato. No último rali, na Catalunha, acabou no lugar mais baixo do pódio. 

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Como vai estar o tempo em Austin?

O fim de semana de Austin, a primeira das quatro "finais" que vai decidir o título mundial de Formula 1 deste ano, poderá ter chuva durante o fim de semana, mas é provável que não influencie muito. De acordo com as informações divulgadas até ao momento, sexta-feira será o dia mais provável em ter chuva, com precipitações a rondar os 38 a 44 por cento ao inicio da tarde, com a temperatura máxima a rondar os 28 graus.

Quanto a sábado e domingo, apesar das previsões de aguaceiros e temperaturas a rondar os 30 graus, as chances de chuva são relativamente baixas, quer na qualificação (entre os 14 e os 24 por cento), quer na corrida (16 por cento na hora da corrida, depois de uma forte possibilidade de chuva de manhã). 

Assim sendo, apesar das ameaças, as coisas poderão ficar-se por aí.

segunda-feira, 16 de outubro de 2017

WRC: Toyota alinha com dois carros na Austrália

A Toyota decidiu que iria alinhar com apenas dois carros na Austrália, o último rali do ano, marcado para os dias 17 e 19 de novembro. Os finlandeses Jari-Matti Latvala e Esapekka Lappi alinharão nessa prova do mundial, deixando Juho Hanninen de fora. Latvala foi o vencedor na Suécia, enquanto que Lappi subiu ao lugar mais alto do pódio na Finlândia. 

A decisão foi comunicada pelo diretor da Toyota Gazoo Racing, Tommi Makkinen.






O teste de Patrick Carpentier

Aos 46 anos de idade, o canadiano Patrick Carpentier está mais a gozar a reforma como comentador televisivo, mas há uns dias, foi experimentar um Formula E ao circuito Ricardo Tormo, em Valência, para experimentar as sensações de conduzir um carro destes, embora inicialmente, achou tudo um pouco confuso...

"No inicio, estava confuso. Era como se fosse um passeio ou algo assim. Eu disse inicialmente que não, então eles simplesmente disseram para fazer o teste e se divertir. Aí disse que eu faria isso. Mas foi confuso no início sobre o que se tratava, depois entendi que era apenas por diversão." afirmou o canadiano numa entrevista à Autosport britânica.

"Não foram muitas voltas, mas valeu a pena", acrescentou. "É muito divertido guiar. Eu amo muito essa série, é o que o mundo tem de fazer hoje em dia - você precisa poupar [energia]. Você não pode simplesmente andar a fundo o tempo todo".

Carpentier - que fez um demonstração em Montreal em julho - afirmou que o sucesso de pilotos mais velhos como Nick Heidfeld e Stephane Sarrazin na Formula E significa que a idade não é um obstáculo insuperável para um eventual regresso, mas descarta essa chance porque ele afirma ter construído "uma vida separada".

"Não tenho certeza de que eu voltarei, deixei tudo para correr", disse Carpentier, que comenta cerca de "80 a 100 corridas por ano" para a televisão canadiana.

"Você precisa de um tal compromisso, significaria quase demitir abdicar [dessa vida] para regressar", concluiu.

Carpentier, de 46 anos, correu na CART entre 1997 e 2004, tendo vencido cinco corridas e sendo terceiro classificado em 2002 e 2004, antes de migrar para a IRL, onde conseguiu dois pódios e o décimo lugar da classificação, antes de ir para a NASCAR, ficando a tempo inteiro até 2008, e depois de modo esporádico até 2015, altura em que também andou no Rallycross, na ronda canadiana do WRX.

domingo, 15 de outubro de 2017

Youtube Motorsport Racing: As corridas do WTCC na China


Depois de dois meses de ausência, o WTCC voltou à ação no novo circuito de Ningbo, na China. Numa jornada dupla onde Tiago Monteiro foi o grande ausente, o grande destaque foi... a chuva. A corrida inaugural, começou atrás do safety car, com Yann Ehrlacher, no seu Lada, a arrancar da pole position, liderando até à décima volta, quando não resistiu ao ataque de Esteban Guerrieri... após a intervenção do safety car motivada pelo incidente entre Rob Huff e Tom Chilton, na volta sete.

A segunda corrida teve uma história curta. A chuva intensa voltou a motivar um arranque atrás do safety car, que nunca chegou a sair até a prova ser cancelada na terceira volta. O argentino Nestor Girolami foi declarado vencedor, na frente de Norbert Michelisz e Thed Björk.

Desta forma, apesar da ausência, Tiago Monteiro só desceu ao segundo lugar do WTCC por troca com Björk por... meio ponto, continuando com todas as hipóteses de se sagrar campeão.

Eis os videos de ambas as corridas.